Transferência de Embrião – Qual o melhor dia?

O nascimento do primeiro bebe por técnica de reprodução assistida aconteceu em 1978. Louise Brown vai fazer 40 anos. Desde então várias pesquisas tem sido feitas para determinar o melhor dia para a transferência embrionária após a FIV. Centros de reprodução em todo o mundo usam o 2º, 3º ou 5º dia de cultivo como o ideal para a implantação de embriões a fresco.

Existe ainda a possibilidade de congelar todos os embriões (“freeze all”) e a transferência ocorrer em um ciclo posterior. Acredita-se que embriões congelados em estágio de blastocisto (5º dia de cultivo) levem a uma maior chance de gravidez. Sabe-se que a estimulação ovariana causa alterações endometriais que resultam em efeitos negativos na implantação embrionária. A receptividade do endométrio, qualidade dos embriões e sincronização endométrio/embrião são pontos críticos para a implantação.

Ainda não existe um consenso sobre o melhor dia para a implantação embrionária. Assim, a transferência de embriões a fresco ou congelados e a fase de desenvolvimento (embriões em fase de clivagem, no 2º ou 3º dia, ou blastocistos) continua sendo uma escolha de cada centro de reprodução. E o sonho continua…