Fertilização In Vitro – FIV

O primeiro bebê nascido de FIV está fazendo 40 anos.  Louise Browwn veio ao mundo em 25/07/1978 no Hospital Geral de Oldham, na Inglaterra, graças ao trabalho incansável dos britânicos Patrick Steptoe, ginecologista, e Robert Edwards, fisiologista da Universidade de Cambridge.

Em 1977, por uma técnica rudimentar de FIV, o esperma de John Brown foi usado para fertilizar em laboratório os óvulos da sua esposa Leslie, levando ao nascimento do primeiro “bebê de proveta” e protagonizando muita polêmica em todo mundo.

Desde então mais de 5 milhões de bebês nasceram por  técnicas de FIV.  As etapas deste processo são as seguintes:

1 – Estimulação Ovariana

A paciente faz uso de medicações para estimular os ovários.  São realizadas ultrassonografias transvaginais seriadas para avaliar o crescimento dos folículos e a espessura do endométrio.

2 – Aspiração dos Óvulos

No centro cirúrgico, sob sedação realizada por médico anestesista, ocorre a aspiração dos óvulos, guiada por ultrassonografia.  Os folículos são aspirados por via transvaginal e o líquido folicular é encaminhado imediatamente ao Laboratório de FIV para a identificação dos óvulos. Os espermatozoides passam por um processo de capacitação no Laboratório de Andrologia e os melhores são escolhidos e encaminhados ao Laboratório de FIV.

3 – Fertilização in vitro (FIV)

No interior de cada óvulo maduro é injetado um espermatozoide pela técnica de ICSI.

4 – Embriões

Os embriões formados permanecem em uma incubadora no laboratório por 2 a 5 dias até sua transferência ao útero materno.

5 – Transferência Embrionária

Os embriões escolhidos são transferidos ao útero através de um cateter guiado por ultrassonografia. Os embriões excedentes são congelados pela técnica de vitrificação e mantidos em tanques de nitrogênio líquido até sua transferência.

6 – Gravidez

SONHO REALIZADO, MISSÃO CUMPRIDA!