Custos da Fertilização in vitro

Custos da Fertilização in vitro

FIV no Brasil:

A Organização Mundial de Saúde (OMS) relata que cerca de oito milhões de pessoas foram diagnosticadas com infertilidade no Brasil. No entanto, somente 77.110 bebês nasceram de FIV entre os anos de 1990-2015 (RLA 2017) enquanto 600.000 FIV foram realizadas na Europa apenas em 2011.

Por que muitas pacientes não fazem a FIV?

O alto custo dos procedimentos faz com que muitos tratamentos não sejam realizados no Brasil. Os tratamentos de reprodução assistida têm os custos elevados por necessitarem de alta tecnologia, como o meio de cultura onde os embriões se desenvolvem, por exemplo. Além disso, os profissionais envolvidos são altamente capacitados.

Outro fator para ser levado em conta é a necessidade de medicamentos caros. Para a realização da fertilização in vitro, são utilizados hormônios injetáveis, os preços podem variar entre R$ 100,00 e R$ 5.000,00.

Existe tratamento pelo SUS?

O SUS oferece FIV gratuito em apenas algumas cidades, como São Paulo e Recife. Além de não aceitarem qualquer caso, as filas de espera são muito longas.

Mini FIV

Com o passar do tempo programas de baixo custo foram sendo criados no Brasil por clínicas privadas no intuito de atender aquela parcela da população que não conseguia arcar com os elevados valores.

A miniFIV surgiu como uma outra opção de tratamento de FIV com uso de menos hormônios para indução da ovulação e assim menores custos. Os procedimentos laboratoriais e seus resultados são semelhantes aos da FIV convencional com a vantagem de menor gasto com medicação e custos mais acessíveis.

Vale a pena tentar!!